LIVRO: O MENINO DO DEDO VERDE
- Gizele Facchinetti

- 31 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de set. de 2023
Resenha do livro "O Menino do Dedo Verde" de Maurice Druon (sem spoilers)

"O Menino do Dedo Verde" (1957), livro do escritor francês Maurice Druon, é um clássico da literatura voltado ao público infanto-juvenil, mas, repleto de mensagens importantes para todas as idades. Se você, assim como eu, é fã do grande clássico "O Pequeno Príncipe" (1943), de Antoine de Saint-Exupéry, provavelmente vai se encantar com essa história também. Mas claro, vale ressaltar que cada obra segue propostas diferentes. Ambas francesas, tiveram as suas traduções para o português feitas por D. Marcos Barbosa.


O livro conta a história de um menino chamado Tistu, uma criança de 8 anos e de família rica, que crescia sendo educado apenas em casa. Até que sua mãe, mesmo reconhecendo seu bom desempenho, considera ser o momento de entrar para uma escola. No entanto, nem tudo ocorre como o esperado e Tistu enfrenta dificuldades para se adaptar. E então, ao partir para uma nova abordagem de aprendizado, conhece Sr. Bigode, o jardineiro que irá acompanhar seu despertar para o dedo verde:
"Você sabe: há sementes por toda parte. Não só no chão, mas nos telhados das casas, no parapeito das janelas, nas calçadas das ruas, nas cercas e nos muros. Milhares e milhares de sementes que não servem para nada. Estão ali esperando que um vento as carregue para um jardim ou para um campo."
E através dessa atividade tão amada por nós, a jardinagem, Tistu vai aprendendo sobre a vida, enquanto nos ensina lições valiosas...



Uma leitura leve, que desperta a imaginação e convida para reflexão.
Com uma linguagem simples e fantasiosa, o autor consegue levantar questões quanto a assuntos como, o sistema de educação, a cobrança por nos encaixarmos em um padrão, desigualdade e problemas urbanos. É curioso pensar como um livro publicado no final dos anos 50, ainda se mantenha com temas tão presentes e atuais.



E com uma mensagem de esperança, o poder de Tistu em transformar tudo o que toca, nos inspira a enxergar a vida com mais gentileza e semear o bem por onde passamos.
Comentários